terça-feira, 19 de junho de 2012

APITO DO TREM DE PASSAGEIROS VOLTA A ECOAR NA RMS COM O TRANSBAIÃO


Durante este final de semana (16, 17.06) o apito do trem ecoou forte por alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador. Foi a estreia do Projeto Trasnbaião - A Cultura Viaja Aqui, um trem turístico, cultural e gastronômico que durante todo o mês de junho vai levar forró e muita alegria para milhares de pessoas. No sábado o trem partiu da Estação de Dias D' Avila com destino à Camaçari carregando dezenas de convidados, como os cantores Eduardo Casanova e Del Feliz, e no domingo o Transbaião chegou a Simões Filho. Em cada vagão um grupo de forrozeiros fez a festa, enquanto era distribuído comidas típicas do período, muitas delas fruto da agricultura familiar, e licor produzido na região.
Nas estações, além de acompanhar a chegada do trem de passageiros, as comunidades participaram de eventos diversos. Neste domingo, em Simões Filho, teve ação Cinema na Praça, apresentação de Grupos Culturais, trios nordestinos e quadrilhas juninas apresentadas pelos integrantes das escolas União da Bahia (Casamento na roça),  Adroaldo Ribeiro (quadrilha junina), Pe. Luiz Palmeira (homenagem a Luiz Gonzaga) e Escola Clarice Ferreira ( músicas juninas) e shows com Duda Menezes, Alpercata de Arrasto e Pé de serra Veneirão do Forró.
Segundo o idealizador do projeto, deputado federal Luiz Argôlo, o Transbaião quer resgatar a tradição do trem de passageiros, podendo ser um novo roteiro turístico cultural no período junino, promovendo o fortalecimento da cultura e da gastronomia local. O Transbaião vai percorrer 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte, rodando por um total de 272 Quilômetros de via férrea.
Já no próximo dia 25 o trem continua sua jornada, percorrendo o trecho Conceição de Feira - Cachoeira, dia no qual a cidade torna-se capital do Estado. Já no dia 29.06, o percurso Catu-Alagoínhasvai ser contemplado. Para finalizar, nos dias 30.06 e 01 de julho o trem parte de Alagoínhas-Entre Rios, terra do famoso cantor e compositor Lindu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário