domingo, 17 de fevereiro de 2013

Como Surgiram os Escritórios Virtuais – História

A aparição do escritório virtual é possibilitada pela convergência do avanço da telefonia móvel e o desenvolvimento da tecnologia da informação, especialmente os computadores portáteis e a internet.
O termo foi usado pela primeira vez em 1983 na revista de uma companhia aérea sobre computação portátil.
O conceito é uma evolução do aluguel de escritórios. No entanto, a inflexibilidade de alugar ou montar um escritório completo não funciona para muitos modelos de negócios; especialmente naqueles onde os empregados estão se deslocando continuamente ou podem trabalhar desde sua casa.
Créditos da Foto: Microtécnica 
A primeira aplicação comercial de um escritório virtual ocorreu em 1994, quando Ralph Gregory fundou "A Virtual Office, Inc", na cidade de Boulder, Colorado. Esta empresa expandiu-se na América do Norte e agora é conhecida como "Intelligent Office". 
No mercado brasileiro: No Brasil, as primeiras referências são de 1994 quando, após a abertura de mercado, várias empresas multinacionais, regressaram para avaliar novos investimentos no Brasil e com isso necessitavam de estruturas mais flexíveis, trazendo algumas empresas internacionais para prestar este tipo de serviço. Novos mercados: Logo que o seguimento foi ficando conhecido, em meados de 1995, alguns empreendedores pioneiros resolveram copiar o seguimento, mas dirigidos a usuários com empresas de pequeno e médio porte. Menos estruturados, mas com quase a totalidade de serviços dos grandes escritórios internacionais, surgiram algumas unidades nas principais cidades brasileiras, que logo interagiram e criaram em 1996, uma Associação para a categoria. 
Com o sucesso do seguimento e o apoio da Associação, esses escritórios se multiplicaram pelo pais, indicando hoje pelas pesquisas, serem mais de 400, dos quais em torno de oitenta são associados. Atualmente grande parte destes escritórios já possuem múltiplas unidades e prestam serviços não só as pequenas e médias, mas também as grandes empresas, muitas destas internacionais e dos mais diversos seguimentos.

Fonte: Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário